ZÉ BODEGA

A AMBEV alcançou um rápido sucesso com a sua operação de “dark stores” Zé Delivery, onde entrega com extrema agilidade bebidas geladas pedidas pelo aplicativo da rede de franquias.

Observando que muitos dos pontos tinham potencial para uma operação física, e sentindo o desejo do público de se relacionar e consumir pessoalmente seus produtos, decidiu incorporar a determinados locais estratégicos uma operação de conveniência, majoritariamente voltada para venda direto ao consumidor de bebidas geladas e outros itens relacionados ao momento de consumo, com perfil de  venda de impulso.

Fomos então convocados a criar um espaço que desse match com o posicionamento da marca, marcado por um perfil jovem, comunicativo, irreverente e alegre, que trata o seu público com grande intimidade e descontração.

A loja parte do aproveitamento da câmara de walk in com adaptação de portas de saque frontal, que deixam clara a alternativa oferta de um grande sortimento de “brejas bem geladas”, e é complementada por outros dois pontos de forte atratividade: a máquina de gelo grátis, e o quiosque de venda e aluguel de chopp, uma verdadeira paixão nacional.

O espaço foi concebido de forma a provocar uma jornada rápida, com produtos imediatamente acessíveis, e de forma a posicionar estrategicamente não apenas a área de refrigeração mas também o caixa, espaços que atendem igualmente a loja e ao delivery.

Essa formula foi fundamental para viabilizar uma operação enxuta, reforçando a sinergia entre os canais de venda, e trazendo uma segunda fonte de receita para o franqueado, que passa a operar uma loja física com um mínimo custo adicional.

Sendo uma iniciativa da AMBEV, claro que a seleção de materiais e equipamentos também focou numa ótima relação custo  x benefício, de forma a permitir que a obra de adaptação do imóvel pudesse ser realizada a custos super reduzidos ;) .

Essa iniciativa inovadora é uma confirmação da virtuosa possibilidade de ampliação de canais de distribuição, numa rede “digital first”, numa iniciativa da indústria, o que apenas confirma que o varejo físico seguirá firme, forte e cada vez mais relevante.