Marisa

A Avenida Paulista é um dos cartões de visita mais importantes de São Paulo, reconhecida como eixo de transporte público, museus, edifícios modernos e centros comerciais. Pelo seu intenso movimento, é também uma vitrine de enorme valor para os magazines.

Depois de ali ocupar um espaço premium por mais de oito anos, a Marisa decidiu que estava na hora de realizar uma reforma completa, para adaptar-se as novas demandas do consumidor e ao seu mix de produtos e serviços.

Como principais diferenciais, o projeto procurou reconfigurar as vitrines, rever os acessos de público, alterar o layout, mudar o projeto de luminotecnica, integrar as novas tecnologias e suas funcionalidades, e principalmente, assumir as vistas panorâmicas do local, nos pavimentos térreo e mezanino.

Também foi criada uma versão da família tradicional de equipamentos e comunicação visual, por conta do baixo pé direito em dois pavimentos, da área reduzida da loja, e da situação de exposição de produtos diretamente contra a vitrine.

O projeto de luminotecnica também teve que ser totalmente revisto, de forma a se adaptar a essas situações de convivência com a forte iluminação solar na maior área da loja, ao baixo pé direito, recortado por um grid de vigas de concreto, e pela escada de acesso aos pisos, que foi transformada num ponto focal  da loja.

A situação particular do espaço, com acesso pelo térreo, e distribuição da loja para um piso acima (mezanino) e outro piso abaixo (sub solo), acaba criando uma situação favorável para a circulação vertical, já que a grande maioria das visitas transcorre sem que a consumidora tenha que se deslocar por mais de um lance de escadas. Para minimizar a inconveniência do deslocamento, transformamos a escada num elemento focal, com espaço para o visual merchandising, indicando para o público o sortimento dos pavimentos, favorecendo a apreciação da jornada do consumidor.

Para criar uma sensação de leveza e dinâmica nos equipamentos de parede, mantendo a sua flexibilidade, criamos um sistema único e proprietário, que alterna os casulos com simples conectores. Essa simples solução nos coloca à parte de toda concorrência, que utiliza um sistema aprovado na sua solução utilitária, mas que torna a loja monótona e burocrática.

O projeto se utiliza de uma seleção de cores e materiais claras e harmônicas, valorizando os produtos expostos num vm que privilegia a curadoria e a coordenação.

O design gráfico está integrado em todos os departamentos e principalmente nas áreas de clique & retira, caixa rápido, serviços financeiros e cauda longa, recém introduzidas para levar a Marisa a uma posição de liderança nesse concorrido segmento.