A PÁGINA

Apesar de terem sido prematuramente condenadas à extinção, as livrarias tem resistido bravamente, e com criatividade, vem reconquistando o seu espaço nos centros comerciais.

A Página nasceu em Curitiba, como distribuidora, e há alguns anos decidiu enveredar pelo varejo, depois de uma oportunidade de assumir a operação de uma pequena rede.

A ideia para viabilizar a operação foi ampliar a área das lojas, crescendo o departamento de papelaria, e incluindo home office, games, e uma linha de presenteáveis. A livraria manteve o foco nos os “best sellers” como presença física na loja, mas treinou as equipes a dirigir os clientes aos totens para venda pelo seu site dos milhares de títulos em catalogo.

Convidados para criar um novo conceito para a marca, decidimos apostar num ambiente integrado, com equipamentos modulares e flexíveis, para poder acomodar diferentes categorias e linhas de produtos, de modo que as alterações de layout e de mix, pelas datas promocionais, ou mudanças de padrões de consumo, pudessem ser facilmente acomodadas.

Todos os que amam ler, se encantam com a tipologia de “biblioteca”, com suas paredes altas, e lotadas de títulos. Seguimos essa formula, principalmente para acomodar os de menor giro. Os mais demandados ficam nas mesas e estantes de solo, expostos em pilhas, com a capa para frente.

O sistema de comunicação é funcional, flexível, e de fácil leitura e identificação. Atende a todas as categorias de produto, tanto nos equipamentos de solo, como de parede.

A iluminação foi projetada para ser confortável e adequada à leitura, tanto na intensidade, quanto na temperatura. Graças a um cálculo minucioso, se distribui igualmente pela loja, tanto no pé direito alto, quanto sob o mezanino. Um efeito de luz na generosa entrada da loja, com várias réguas de led paralelas, encaixadas no pórtico branco brilhante, cria uma marcação que destaca o conjunto no mall.

O projeto se apoia num marker enxuto, de tons neutros, onde o branco e a madeira clara prevalecem, trazendo modernidade, leveza e elegância para o conjunto. O objetivo é criar uma atmosfera agradável, com poucas distrações, que favoreça a concentração necessária para a leitura. Como cor de destaque trouxemos o amarelo gema, que vibra bem com os dois tons de azul do logotipo.